[Musicais #1] Les Misérables (2012)

Começando uma série de posts sobre musicais hoje.
Les Misérables (2012) conta a história de  Jean Valjean, Éponine, Javert, Enjolras, Cosette,Fantine, Gavroche, entre outros; Se você tiver a oportunidade de pelo menos ver o tamanho do livro e o quão pesado ele é, você já tem uma ideia de como tem várias histórias dentro de outras, é uma trama muito complexa que eu ainda pretendo ler e fazer um post sobre a experiência;

Mas voltando ao musical de 2012, a primeira coisa que me vem à cabeça é a apresentação do Oscar, os atores fazendo um mashup (uma mistura de duas ou mais músicas para formar uma terceira), foi incrível e eu tenho no meu mp3 até hoje. Considerando que eu tive uma compulsão de alguns poucos meses pela trilha sonora, mas isso foi a quase dois anos. E não tem nenhuma vez que eu não cante junto. O que eu acho mais incrível nesse filme em especial é a interpretação ter sido tão sincronizada com as músicas, tanto que a "música da Susan Boyle" fica completamente diferente na voz da Anne Hathaway, passa muito mais a emoção daquele momento da trama e me faz chorar sempre que eu ouço. ¹


Melhores momentos x músicas
A história da Fantine é com certeza a mais triste, e revoltante, dando uma atenção especial à "At the end of the day". A música mais aclamada não é a minha favorita, mesmo com todo os sentimentos da Fantine expostos nessa parte. Pra todos os efeitos, a música "The docks" passa mais o desespero dela do que "I dreamed a dream". 
Eu adoro toda a história de Jean Valjean, até o final de "Look Down" mas eu não consigo gostar dele cantando "Who am I?". Na verdade, não gostei muito da voz do Wolverine, quer dizer, Hught Jackman. Nenhuma música com participações dele me convenceu dele como cantor, mas como eu disse, o personagem tem uma história muito bonita, e essa parte em especial, quando ele se entrega, faz o meu coração se derreter.

Personagem favorita, Éponine, muito pelo fato da voz da atriz ser perfeita. Nenhuma das músicas faz juz à voz dela. Eu nem gosto tanto do drama pelo garotinho rico, mas é que sinto muito dó dela.

Eu também não gostei da voz do Gladiador/Russel Crow em "Stars", eu nem gostei da música em si também. A única que ele realmente canta bem, pra mim, é na "Javert's Suicide". Talvez porque eu ache que era o único final possível pra ele. 

E não vamos esquecer da revolução, que é o porque eu realmente amo esse musical. A música "Paris/Look Down" e"Red and Black" também é para entrar no clima de mudança e esperança que todos os estudantes lutando por um mundo novo, mas que acaba não chegando para eles.
Música perfeita, momento perfeito.  É o conjunto da obra.


Top 15:

  1. "Turning" – Parisian women
  2. "One Day More" – Valjean, Marius, Cosette, Éponine, Enjolras, Javert, Thénardier, Mme. Thénardier, Cast of Les Misérables
  3. "Paris/Look Down" – Gavroche, Beggars, Enjolras, Marius, Students
  4. "The Second Attack (Death of Gavroche)" – Gavroche, Enjolras, Students, Army Officer
  5. "Javert's Suicide" – Javert
  6. " On My Own" – Éponine
  7. "I Dreamed a Dream" – Fantine
  8. "Empty Chairs at Empty Tables" – Marius
  9. "At the End of the Day" – Poor, Foreman, Workers, Factory Women, Fantine, Valjean
  10. "The Docks (Lovely Ladies)" – Sailors, Old Woman, Fantine, Crone, Whores, Pimp, Toothman
  11. "Do You Hear the People Sing?" – Enjolras, Marius, Students, Beggars
  12. "Javert's Intervention" – Javert, Thénardier
  13. "The Confrontation" – Javert, Valjean
  14. "Fantine's Death" – Fantine, Valjean
  15. "ABC Café/Red and Black" – Students, Enjolras, Marius, Grantaire, Gavroche


P.s.¹Depois que eu comecei a pesquisar para esse post é que eu tive a confirmação de que eles realmente cantavam no set, ao invés de ter gravado as músicas antes e usar o playback nas filmagens.
P.s.² As imagens foram tiradas de um tumblr. Clique aqui.

Comentários

Nanda disse…
Eles cantavam no set? Sério? Nossa. Não é a toa que o filme é tão especial! A minha canção favorita é, inebutavelmente, Do you hear the people sing, mas, Fantine's Death me arrancou lágrimas.
Tenho certeza que se eu assistir de novo vou gostar, mas nem todas as musicas me agradaram. Por exemplo, as que a Éponine cantou. Eu adorei a personagem, mas não gostei de suas canções.
Beijos =)
amornuvem.blogspot.com

Postagens mais visitadas

Facebook