[Musicais #2] Sweeney Todd - O barbeiro demoníaco da Rua Fleet (2007)

 Continuando com a série de postagens sobre musicais, vamos a um dos meus favoritos. Sweeney Todd de Tim Burton. Com Johnny Depp e Helena Bonhan-Carter, que tem os devidos talentos confirmados nesse filme incrível.
Mas vamos aos fatos: 
O filme é que um re-make do musical criado por Stephen Sondheim(que fez músicas e letras) baseado em uma peça de teatro escrita por Christopher Bonde no livro de Hugh Wheeler.
E esse musical é baseado num romance publicado num jornal semanal Londrino chamado The String of Pearls (o Cordão de Pérolas) em 1846, provavelmente por James Malcolm RymerUm ano depois ganhou adaptação para os palcos e o subtítulo "O barbeiro demoníaco da Rua Fleet.Em 1973, um dramaturgo britânico apresentou a trama no palco. É esta versão que inspirou o aclamado compositor Stephen Sondheim a montar o espetáculo definitivo, cujas canções serviram de base para o filme de Burton.


Mas você sabia que Sweeney Todd é considerado o primeiro assassino em série da história, inclusive, antes de Jack O Estripador, e que sua lenda surgiu em meados do século 19 em diversos livros?!


As especulações:
"O barbeiro Sweeney Todd é um bicho papão inglês: o personagem é usado por jovens mais velhos para assustar as crianças da Inglaterra, caso se comportem mal, elas correm risco de serem atacadas por Sweeney, que nessa versão original, despacha suas vítimas puxando uma alavanca na sua cadeira de barbeiro fazendo-as cair em uma passagem secreta (dúvidas, olhem na imagem abaixo) numa queda até o porão que provocava fraturas letais no pescoço ou no crânio. Se ainda sobrevivessem a isso, Sweeney descia até lá e cortava sua garganta. (Em algumas adaptações como no filme, ele corta a garganta antes de fazê-las caírem). Após isso, os cadáveres das vitimas serviam de recheio para as tortas de carne feitas pela cúmplice (e/ou amante) de Sweeney, a Dona Margery (ou Sarah) Lovett!

Como algumas partes dos corpos não eram úteis para as tortas, (como o crânio, e roupas, por exemplo) elas ficavam lá no porão mesmo, apodrecendo. O cheiro da decomposição destes corpos foi ficando forte e mais forte, até chamar a atenção das autoridades, que ao entrarem lá descobriram partes de corpos e roupas de aproximadamente 160 pessoas. Sweeney foi enforcado enquanto Lovett se envenenou. O corpo de Sweeney foi encaminhado para a escola de medicina, onde foi esquartejado e estudado, numa forma semelhante à de suas vítimas. Devido a bizarrice do caso, todas as pistas de Sweeney foram encobertas, e a história virou uma lenda.
Alguns peritos e historiadores alegam fortemente que esta história é real, e que Sweeney viveu em meados de 1800 como um babeiro louco e assassino, que degolava pessoas com sua lâmina sem precisar de muitos motivos, com uma história nem um pouco romântica ou melodramática como no filme - Um homem anormal, amargo e avarento a ponto de matar por dinheiro. Mas isso ainda é discutido e esta historia continua sendo mais considerada como uma lenda urbana mesmo."
História encontrada aqui.

No filme (resumo melhor não teria encontrado)
"Sweeney Todd é o nome assumido pelo barbeiro Benjamin Barker ao retornar de um exílio forçado na Austrália, onde vivera cumprindo anos de pena afastado da mulher e da filha. Barker é vítima de um falso julgamento por parte do juiz Turpin (Alan Rickman), que usara sua autoridade para tentar facilitar uma aproximação com Lucy (Laura Michelle Kelly), mulher do barbeiro por quem o juiz estaria apaixonado. Após cumprir sua pena, ele retorna a Londres e procura o apartamento onde morava, em cima da loja de tortas da Sra. Lovett. Lá, ela o informa de que Turpin teria estuprado sua mulher, que, movida pela vergonha da desonra, cometera suicídio pouco tempo depois. Todd promete a si mesmo vingar a morte da esposa, e retoma a profissão de barbeiro como o caminho mais curto para poder aproximar sua navalha do pescoço do juiz."
Falando em Johnny Depp, queridinho de todas e eu não sou diferente, eu amo esse cara. Mas eu pretendo fazer uma postagem só pra ele alguma hora. 
E Helena Bonhan-Carter. Esse só não ganha como melhor papel dela porque eu ainda a prefiro como Marla Singer. Ela com certeza vai ter uma postagem só pra personagem. Falando em Helena, todo mundo sabe que ela era mulher do Tim Burton, e se você acha que ele facilitou pra ela fazer esse papel está enganado. Ela passou por aulas de canto, fez teste como todo mundo e aparentemente ele não é do tipo nepotista. Só com o Johnny, porque só o casamento deles ainda vem durando. E espero que por pelo menos mais alguns filmes. Ano passado Helena e Tim se separaram, e ela tinha dito em tom de brincadeira um pouco antes do anúncio da separação que ele tinha se cansado de trabalhos em conjunto com a atriz. #chateada

O dois atores tiveram indicações a prêmios por esse musical:

Óscar 2008 (EUA)
Venceu na categoria de melhor direção de arte.
Indicado na categoria de melhor ator (Johnny Depp) e melhor figurino.

Globo de Ouro 2008 (EUA)
Venceu nas categorias de melhor filme - comédia / musical e melhor ator - comédia / musical (Johnny Depp)
Indicado nas categorias de melhor diretor e melhor atriz - comédia / musical (Helena Bonham Carter).

Eu me lembrei desse filme e tive a ideia de ser a postagem do dia porque estava pensando sobre vingança.
É muito louco passar ele ter passado tanto tempo pra concretizar uma vingança e no fim não valer de nada.
 E esse filme é sobre isso e sobre amores doentios. É interessante como você consegue ter empatia por um assassino e sua comparsa mas é exatamente o que você sente. O que era o sentido do filme, é para parar e pensar no que a busca por uma vingança pode fazer com uma pessoa. Tanto que no final todo mundo morre. Tem uma combinação obviamente incomum, é um musical e um filme de horror, aliás, explicando:
Normalmente se diz que horror é o transmite a sensação do terror, forte impressão de repulsa ou desagrado,
acompanhada ou não de arrepio, gerada pela percepção, intuição, lembrança de algo horrendo, ameaçador, repugnante; pavor. E terror transmite um grande medo, qualidade do que é terrível , estado de pavor, pessoa ou coisa que amedronta, aterroriza.
 É incrível como sangue jorra em algumas partes. Freddy x Jason perdeu nos litros de sangue falso;
 Então pode incomodar fãs de um gênero ou de outro. Eu sou muito fã dos dois e um exemplo muito bom desse tipo de mistura é "O fantasma da Ópera". Assisti Sweeney Todd por indicação, na época que lançou eu nem era tão interessada em musicais, mas sabia que a combinação de Depp + Burton era = filme estranho. E o que é estranho, eu gosto. No outro ano estava eu fazendo cosplay de Barbeiro Demoníaco.


 Top 10 músicas:

  1. Epiphany: Johnny Depp 
  2. Pretty Women: Johnny Depp, Alan Rickman 
  3. My Friends: Johnny Depp, Helena Bonham Carter 
  4. Johanna(reprise): Jamie Campbell Bower, Johnny Depp, Laura Michelle Kelly 
  5. The Worst Pies in London: Helena Bonham Carter 
  6. A Little Priest: Helena Bonham Carter, Johnny Depp 
  7. Wait: Helena Bonham Carter 
  8. Not While I'm Around: Edward Sanders, Helena Bonham Carter 
  9. Green Finch and Linnet Bird: Jayne Wisener 
  10. No Place Like London: Johnny Depp, Jamie Campbell Bower 


Menções honráveis:
 By the sea: Helena Bonham Carter, Johnny Depp; 
Eu particularmente não gosto da música, mas pela cena, que é hilária, eu tinha que falar dela. Até porque é a única sequência colorida e mais "feliz" do filme. E essa é realmente a única parte centrada apenas na obsessão doentia da Sra. Lovett pelo Benjamim Barker, e seus sonhos loucos de que depois de tantos pescoços cortados e dar a carne pro povo londrino, eles iriam viver sua "aposentadoria" felizes na praia;


Cara de quando você tem que socializar sendo o único gótico.

 Final Scene: Helena Bonham Carter, Johnny Depp, Laura Michelle Kelly, Alan Rickman 
O final do filme é de cair o queixo. No meio do filme você já está se perguntando como vai terminar, porque parece impossível um final feliz mesmo com a musiquinha agradável acima. É surpreendente o desfecho, e muito agoniante. Eu não deixo de ficar nervosa toda vez que assisto o último ato, e a mistura das músicas nessa parte, embora nenhuma combine com a outra tem um resultado muito bom.


 E eu tenho que deixar claro uma coisa. Eu detestei a primeira versão de "Johanna" mas amo a segunda:

Cabelo amarelo... não. Ele não é um dos vampiros de Crepúsculo?
É isso, um dos meus dramas/horror/musicais favoritos. 
Até a próxima.
Tchau.







Comentários

Postagens mais visitadas

Facebook