[Musicais #3] Grease


Oh, o primeiro. Esse foi o primeiro musical que eu assisti e me apaixonei tanto pela temática de filmes adolescentes, tanto pelo gênero. Eu assisti quando eu tinha uns oito ou nove anos, porque na época eu era apaixonada por Sandy e Jr. (e eu era apaixonada por S&J por que eu era apaixonada por um menininho da minha escola que era apaixonado por eles... muitas paixões), eu sei que um dia eu vi numa agendinha que eu tinha deles, dizendo que o nome da Sandy foi escolhido por causa da Sandy do filme Grease. Os meus pais adoram/adoravam esse filme, e na época ficou muito tempo rolando aqui em casa a VHS desse filme.

"É um musical inspirado em um livro de Bronte Woodard, passado na Califórnia no final da década de 50 e começo da década de 60. O filme conta a historia de um casal de estudantes, Danny (John Travolta) e Sandy (Olivia Newton-John), que trocam juras de amor no verão mas se separam, pois ela voltará para a Austrália. Entretanto, os planos mudam e Sandy por acaso se matricula na escola de Danny. Para fazer gênero, ele infantilmente a esnoba, mas os dois continuam apaixonados, apesar do relacionamento ter ficado em crise. Esta trama serve como plano de fundo para retratar o comportamento dos jovens da época." 
Wikipédia

 O filme é de 1978, com John Travolta como Danny Zuko e Olivia Newton-John como Sandy Olsson. Mas quem eu mais gostava mesmo eram as Pink Ladies: Rizzo (Stockard Channing), Frenchy (Didi Conn), Marty (Dinah Manoff) e a Jan (Jamie Donnelly).

As Pink Ladies são as precursoras de Meninas Malvadas. E como eu adoro personagens Queen B., a minha favorita é a Rizzo. Ela é especialmente malvada com a Sandy que é toda fofinha, inocente e menininha pura e esses blablablas; No final você descobre que a Rizzo é é rebelde mas é sensível, não é a pessoa má que aparenta ser; Ela é especial pra mim de muitas formas, até porque me identifiquei com ela desde muito nova.

Spoiler Alert. Como esse filme é muito velho, nem tem final com reviravoltas impressionantes eu me deixarei livre pra escrever o que eu quiser;
Eu tenho que declarar o meu amor por John Travolta dessa época. Ele era tão lindo.
A história é o seguinte, Zukko dá uma de gostoso para os amigos, diz que ficou com uma menina nas férias mas que foi só mais uma das noites de verão, mesmo tendo passado as férias só de mãozinha dada e loucamente apaixonado. O começo do filme são todos os clichês de cenas românticas na praia, eu criança tive vergonha alheia. 
Dá vontade de vomitar. É muito doce.
Os amigos idiotas.
As meninas sonhando pakrai
Sandy que estava em seu sonho de menina virgem de que ele era seu primeiro amor.. acaba não indo para a Austrália e vai para o mesmo colégio em que ele estudava, só que ele fica sem querer mandar a real para os amigos e fica escondendo seu relacionamento fofo e puro até que resolve conquistá-la novamente e não ser mais o bad guy.
Ela descobre quem ele é de verdade, ... 
...arranja outro e ele fica com ciúmes.
 Depois de muitas idas e vindas eles mudam um pelo outro e fica tudo de boa.

É melhor se cuidar, porque eu preciso de um homem *wtf*, e meu coração está com você.  ♪

 E claro tem um dos piores finais de filmes da face da terra. Poderia ser pelo fato dela dizer que precisa de um homem na ultima música, poderia ser como disse a minha mãe, porque ela mudou por ele e se torna uma menina rebelde, poderia ser porque mostra aos adolescentes uma visão fantasiosa e irreal de como a vida vai ser linda e cheia de possibilidades depois do ensino médio. Mas não. É porque eles saem num carro voador. UM CARRO VOADOR! Eu ri muito quando eu vi como um dos piores finais nas menções horáveis do Top do WatchMojo.
Outra coisa bem "ruinzinho" foi a história macabra que inventaram pra explicar o danado do carro indo pro céu.
Uma teoria elaborada por fãs no site Reddit analisa a cena final de Grease, em que Sandy e Danny ascendem aos céus em um veículo conversível. Até onde sabemos, John Travolta não detém nenhum poder especial para quebrar as leis da física de uma maneira tão gritante. Então o que teria acontecido de verdade?
Em Grease o casal principal se conhece em uma praia. Em um momentou posterior do filme, Danny canta a faixa “Summer Nights”, sobre o primeiro encontro que eles tiveram. A letra da faixa diz que ele “salvou a vida” de Sandy e que ela “quase se afogou”. Porém, de acordo com a tese, Sandy teria de fato se afogado. Enquanto sucumbia na água, a falta de oxigênio no cérebro fez com que ela tivesse uma alucinação, preenchida com a figura de uma das últimas pessoas que ela viu, justamente Danny. Assim, a cena do conversível representa os últimos momentos de vida de Sandy, quando ela inicia sua jornada para o paraíso. Texto tirado desse blog aqui. 
Bem ridículo.

 Por ter sido um sucesso de bilheteria tentaram fazer uma continuação, mas não deu certo, e creio cegamente em Glee quando eles dizem que as músicas não são boas. Eu nem assisti porque as críticas são muito desesperadoras, nem quero me decepcionar com a Michelle Pfeiffer.


Bom mesmo é ver como todos estão agora, dá um clique aqui.

Mas o que faz o filme ser realmente especial são as danças:


Não poderia falta algumas cenas muito engraçadas, típicas de romances colegiais:

Heteronormatividade faz os caras serem tão frescos quando estão demonstrando afeto...















E as músicas:
O top não será feito pra essas porque eu só tenho uma música que eu acho melhor que as outras, e essas são todas especiais. Não seria um ótimo musical se retirasse alguma.
Começa bom logo depois da parte açucarada que eu falei. A animação já vai contando como os personagens vão se arrumando pro colégio e Grease é muito contagiante.
A história é contada pela parte dos meninos e das meninas...
Rizzo sendo má com a Sandy por ela ser muito bobinha.
A música de sofrência da Sandy é boa apesar da vergonha alheia principalmente quando ela vê o reflexo do Danny na piscininha de plástico...
A dança mais engraçada, com a requebrada do John <3
Essa pra mim sempre foi a mais sem noção... mas é uma das poucas que passa uma mensagem positiva pros jovens.
Termine o ensino médio!
O baile. Parte muito boa, danças lindas, outras engraçadas, melhor parte do filme pra mim.


Essa é a dor de cotovelo do Danny. Não seria tão interessante se não fosse o drive-in de fundo que te dá muita vontade de ter tido a oportunidade de ver algo do tipo. E passa um filme "A bolha!" que dá vontade de ver filme trash dos anos 60' a 80'
A música ícone quando os dois descobrem que mudaram um pelo outro.
 Sou apaixonada também pela dancinha.
E o final inspirador, esperançoso de final de ensino médio de amigos para sempre e tudo mais.
Mas que termina com o carro voando...

Mas a minha favorita é a Rizzo, ela canta só um pedacinho, mas faz toda a diferença pra mim...

Há Coisas Piores Que Eu Posso Fazer
Tem coisas piores que eu poderia fazer
Do que que sair com um garoto ou dois
Toda a vizinhança pensa que eu sou vagabunda
E não presto
Eu suponho que isto poderia ser verdade
Mas há coisas piores que eu posso fazer
Eu poderia flertar com todos os garotos
Sorrir para eles e piscar meus olhos
Agarrá-los quando dançamos
Fazê-los pensar que ainda tem uma chance
Depois não querer vê-los mais.
Isso é uma coisa que eu nunca faria
Eu poderia ficar em casa todas as noites
Esperando pelo senhor certinho
Tomar duchas frias todos os dias
E desperdiçar minha vida
Num sonho que não vai acontecer
Eu poderia magoar alguém como eu
Por desprezo ou ciúmes
Eu não roubo e não minto
Mas sofro e choro
Um fato que você nuca soube
Mas chorar na sua frente
É a pior coisa
Que eu poderia fazer

P.s. A versão de Glee está linda, com a Santana cantando. Aliás, o episódio "Glease" o sexto da quarta temporada é toda para as músicas desse musical. Ainda tenho que passar da terceira temporada...

Comentários

karoline duarte disse…
eu assiti dia desses esse filme no cinema pela primeira vez (epsecial do cinemark)
e amei!! amo a temática adolescente haha e amei mt a Rizzo.
agora, realmente, o final foi mt fraco (mas tento relevar pela época do filme) e eu não
sabia dessa teoria sobre o final não. interessante.

bjss
http://gipsyyy.blogspot.com.br/
Regina Kadov disse…
Não é incrível? Acho que se tivesse um musical que eu recomendaria todo mundo assistir é esse. É especial e conquista diversos tipos de público, mesmo com esse final xD
xoxo
Vanille vie disse…
Oii Regina!
Que post legal! Deixou muito clara todas as tuas opiniões sobre o musical, dá pra perceber que ele realmente marcou uma parte da tua infância...
Eu AINDA não assisti, e não me pergunte o porquê, pois sempre leio críticas sobre ele e tenho muita vontade de ver. Afinal, acho que é por me esquecer sempre de baixá-lo rsrs. (vou fazer isso agora, sério).
Sobre a mocinha da história: sempre me identifico. Mas o negócio aí parece "doce" demais... Também acho que vou curtir mais a Rizzo. É assistir pra descobrir haha.
Beijos!
Julia

http://vanille-vie.blogspot.com.br
Regina Kadov disse…
A onda da mocinha boazinha é até uma sátira, porque se você pensar bem, é um filme feito nos anos 70 retratando os anos 60, então quando você sabe disso parece menos tenso. Eu na época não achei porque era muito pequena e foi a impressão que me marcou, mas agora vejo que foi justamente pra causa essa estranhamento.. xD
Espero que assista e ame as músicas como eu adoro!
xoxo

Postagens mais visitadas

Facebook