Filme: Imperatriz Furiosa... não, pera, Mad Max


Eu devo ressaltar que desde que esse trailer foi lançado, a uns bons 5 meses eu tenho estado desesperada pra ver esse filme. Eu não sou fã da franquia, nunca vi, mas sou fã da Charlize e de todos os personagens que ela representa e como sempre ela não me decepciona.
Ainda mais inflamada com o texto que eu li sobre o boicote da Associação do direitos dos homens ou qualquer coisa idiota do tipo (esse não foi o texto que eu li, mas sinta-se à vontade pra ler o "chorume" procurando o resto no google), eu estava muito mais agoniada pra ver se o filme era mesmo isso tudo. É.

O fato das cenas de ação da Imperatriz Furiosa serem mais incríveis que o do próprio Max, das lutas serem muito realistas. É do tipo, na luta da Furiosa com o Mad Max, eles não exageram na força dela, não poupam golpes fortes por ela ser mulher e não a dão super poderes.
Afinal, quem tem uma sorte filha da mãe é o Max, não é possível como ele pode ter sobrevivido àquilo tudo não!!

Mas, vamos lá, visão geral: o filme começa e termina sem muitas explicações, você tem que ir deduzindo o que é o que, quem é quem, até porque é um mundo totalmente desconhecido. Aparentemente só quem realmente teve que decorar as falas foi o menininho que nunca vai sair da minha cabeça que é um zumbi, o Nicholas Hoult de "Meu Namorado é Um Zumbi". Ele faz o Nux, um "menino no final da meia vida". Praticamente outro zumbi.

É um ótimo filme de ação. Deixa qualquer outro comendo poeira. Além disse comer poeira é a frase que define todas as cenas, é sempre ambientado num deserto e dá agonia demais o fato de que todo mundo deve realmente comer muita areia e poeira. São raros os momentos de pausa, e de contato humano. É bem nervoso, e eu agradeci por não ter assistido em 3D e dublado porque ia me deixar louca. Eu tentava prestar atenção em alguma coisa e perdia outra. Se pudesse assistiria o filme uma segunda vez só pra pegar os detalhes da ambientação, que ficou maravilhoso! Você sente a agonia da areia por todos os cantos: boca, nariz, olhos...
Essa parte... me causou suspiros.
Vamos aos spoilers, e as suposições:

A grande problemática da história é a fuga das esposas e da Imperatriz Furiosa, propriedades do vilão Immortan Joe. Esse eu realmente queria que existisse alguma explicação sobre os Senhores das três cidades próximas que se juntam em comboio pra capturar as fugitivas. São três personagens que causam nojo e eu queria saber mais sobre eles. Pelo que deu pra entender ele é um ser geneticamente modificado, mas que diferentes dos outros garotos com meia vida, ele encontrou um meio de esticar sua existência (deduzo que seja por isso o nome Immortan), e quer criar filhos normais; Os filhos dele aparecem mas nenhum é "perfeito". Eu li alguma coisa sobre ele também ser pai de todos os outros meninos de guerra, mas achei pouco provável. Ele forma uma religião em torno da suposta imortalidade e controla o uso de "Aqua Cola", combustível/nitro e leite de peito (!), que é o que eles tem de precioso. O Max é capturado pra servir de bolsa de sangue, já que é doador universal  e isso parece alongar a vida dos "meia-vida" já que o Nux precisa levá-lo junto para a caçada à Furiosa e à sua morte heróica.
A cena da queda do veículo de guerra de uma certa personagem me deixou horrorizada, e tomei um susto que eu pulei da cadeira.

Uma das coisas mais interessantes do filme é a vontade louca do Nux de morrer em batalha e ir para a sua própria versão do céu, Valhalla, onde ele estaria em um baquete com os heróis. É compreensível quando ele revela os "dois amiguinhos" dele que "devoram sua traqueia". Ele também tem um momento de quase romance com uma das noivas em fuga, embora eu tenha que dizer com pesar que o filme não deixa nenhum espaço para romance, e incrivelmente, mesmo com as super modelos não existe nada além de uma "sensualização" rápida e insignificante delas (no momento que apareceu, eu devo admitir que eu quase me decepcionei, mas daí o filme vem com uma sequencia de socos e uma briga incrível de Mad e Nux contra uma Imperatriz sem braço, e cinco noivas, algumas delas grávidas. Chocante.) , o que me fez gostar ainda mais do filme. Mas senti falta de uma ideia de continuação também, porque aparentemente se forem continuar a franquia, o arco com a Furiosa e aquela cidade já acabou. P.S: E sim, já tem roteiro para o quinto filme!

Sobre o próprio Max não existe quase nada de informação. Os flash e lapsos dele mostram algumas pessoas, em especial uma menininha de uns 7 ou 8 anos de idade, diferente do Max da história inicial que perdia a mulher e filho bebê ainda. Vi um comentário do tipo "poderia ser outro louco com o mesmo nome", mas bem, poderia ser mesmo. Além disso, comparado com os WarBoys ele é até normal. Um cara tentando sobreviver. Sério mesmo, no meio do filme eu disse em alto e bom som que o mais normal de tudinho ali era ele.
P.S.:Depois de começar a escrever esse post na semana passada, eu assisti um bom pedaço do primeiro filme e uma parte do terceiro, quando a Tina Turner aparece. E também me parece que ele, tirando a cara do próprio Mel Gibson, não tem a loucura que eu imaginei que ele teria. Aliás, os filmes antigos são péssimos. Mas eu lhe digo, se fosse bom não tinha precisado de reboot.

Mas vamos à ela, o motivo pra eu ter ficado elétrica no lançamento do trailer, o que causou furor, e ódio de mascus, e tudo mais. A linda Charlize Theron interpretando a Imperatriz Furiosa.
Eu amo a Charlize desde que eu vi Monster, interpretação pela qual ela ganhou um Oscar. Despretensiosamente, peguei sem esperar nada e boooom, a interpretação dessa mulher me deu a capacidade de sentir empatia pela primeira serial killer dos Estados Unidos. Vou tentar fazer um post pra ele também, com todos os outros reviews de filmes atrasados, mas indico muito.

A própria Imperatriz, é foda! A mulher luta quase em pé de igualdade com o Max sem parecer falso, é a garra que ela passa na expressão que faz você acreditar que talvez ela realmente tenha força pra lutar com ele. Essa cena marcou, a cena do rifle foi muito boa também. O "idiota" tinha só uma bala, não consegue mirar no meio da névoa, desiste e dá o rifle pra ela.

Com toda a agitação do trailer eu não tinha reparado que ela não tinha um braço, e vi na hora uma referência com uma personagem que eu amo muito, a Mukuro de YuYu Hakusho. Se você viu esse anime, não tem como não relacionar.
A cena final também foi incrível, a cena dela gritando no meio do deserto, que eu já tinha me apaixonado by the way...  Tudo foi incrível.
E quanto ao filme ser propaganda feminista... Ah, lasque-se! Se você perder esse filme só porque não só uma mas várias personagens femininas tem muito mais culhões do que muita gente que finge que tem, você é imbecil duas, três vezes. Não perde pra nenhum outro filme de ação, as mulheres querem e conseguem liberdade sim! E eu espero que esse seja o modelo de filme daqui pra frente mesmo, que esse tipo de mensagem seja regra, que mulheres ganhem mais espaço e que nossas próximas gerações pensem nisso como algo muito, muito melhor do que como era antes. A ideia de sororidade é passada sem precisar de muitas explicações. É um sentimento. WE ARE NOT THINGS!

E eu sinto muito aos fracos que não aguentaram e saíram da sala do cinema antes do término da sessão. Fracos mesmo! Porque o filme é FODA! E não vou censurar porque a verdade tem de ser dita com todas as letras. O filme tá com a avaliação nas alturas, não existe porque não gostar do filme a não ser que você seja epilético ou esteja em gravidez de risco, porque aí eu realmente não recomendaria assistir. Bem, pensem de novo ao verem comentários idiotas na internet ou ao não entenderem nada no começo do filme. Eu também não entendi, saí da sala querendo ir assistir de novo, e não me arrependeria se tivesse feito isso mesmo. São poucos os filmes que me deixaram tanto com gostinho de quero mais quanto esse, e eu espero muuuuito mesmo mais em breve.
Esperando pra ver se terá realmente a continuação e os quadrinhos já mencionados pelo criador George Miller sobre as histórias paralalas, como o do guitarrista cego que roubou muito a atenção nas cenas das perseguições.


XOXO, 
Regina K.

Comentários

Ryoko Bel disse…
Oi Regina, tudo bem contigo ???
Eu vim aqui, li o seu post inteirinho, não entendi nada, mas não me arrependo !!! *-*
Ainda não tive a chance de assistir Mad Max, e estou me corroendo por dentro por isso. Eu estou louca para assistir esse filme, desde o momento em que saiu o notícia de que o filme seria lançado eu estou enlouquecendo, PRECISO assistir esse filme !!!
Meu pai assistiu a trilogia e está tão animado quanto eu, e olhe que eu só conheço a história, nunca assisti os filmes ...
Vou ter que ir no cinema, e vou ter que ir já !!!

Beijinhos
Hear the Bells
Kati Stribe disse…
Adorei o post e fiquei com mais vontade ainda de ver o filme!
http://desejoserperfeita.blogspot.com/
Regina Kadov disse…
Assista mesmo, é ótimo
xoxo.
Regina Kadov disse…
haha, tu tbm não vai entender nada pelo menos na primeira metade do filme!
Mas é bom, pelo menos não tem spoiler, nem muita reviravolta no filme, nem dá aquele desânimo de assistir depois de ler sobre.
Assiste, é o máximo, o suprassumo do cinema pra esse ano e talvez faça mais sentido esse post depois de tu ter visto o filme!
xoxo

Postagens mais visitadas

Facebook