Resenha BDB: Amante Meu

E chegamos ao ápice de todas as histórias da Irmandade.
Já escrevi sobre o livro do Vishous, o do Phury e o do Rehvenge. Todos os livros podem ser lidos separadamente porque eles mantém um certo "resumão das coisas".
Melhor ship By Drake

Livro 9: Amante Meu
Personagens principais: John e Xhex
Personagens secundários: Tohr, Payne, Blay, Qhuinn, Saxton, Lash, Virgem Escriba, No'One, Muhrder

Costumava dizer que as histórias dela deveriam ter terminado com o encerramento da história do John, já que ao meu ver, é ele o personagem central, aquele que faz as coisas andarem na série. Mesmo que você não esteja familiarizado com a história até aqui (depois de 8 livros, cada um contando com uma parte importante da vida do JM), mas o livro dele ainda dá pra ter um apanhado geral do que aconteceu com ele.
O que sabemos?
John Matthew era um pré-trans perdido no mundo dos humanos, até ser introduzido na Irmandade lá atrás pela Bella e a Mary. Ele tem um problema de nascença, ele nasceu sem a faringe, laringe, alguma coisa importante na garganta que faz sair sons. Ou seja, ele é mudão, se comunica por linguagem de sinais ou com um caderninho e tinta; ele cresceu num orfanato, sem saber bem o que aconteceu com a mãe ou o pai dele. Ele só sabe que foi encontrado recém nascido num banheiro de uma rodoviária e entrou no sistema, até os 16 quando ele passou a viver só em pardieiros. Ele foi adotado pelo Tohrment e pela mulher dele Wellessandra, e logo depois descobriu que era filho do melhor amigo do Tohr, o Darius, que morreu logo no primeiro livro. A graça é que na realidade ele nem é filho do Darius. Ele é o próprio "reencarnado". Teve um acordo lá com a Virgem Escriba, e não se entende muito a ideia de tempo e causalidade nessa saga. Sei que ele voltou, mas não sabe disso, ninguém sabe a não ser a própria divindade. Só sei que esse acordo não foi muito legal para o John, que completamente ignorante sobre dar para receber a dádiva de estar entre as pessoas que ele ama, se lasca todo durante toda a vida dele. Inclusive sofrer um estupro pouco tempo antes de ser finalmente achado pelos vampiros, por pouco não correndo o risco de morrer na transição sem saber de nada. Mesmo assim a vida, ou reencarnação, não foi feita pra ser fácil pra ele, que mesmo quando tudo estava parecendo dar certo, perde a Wellsie e o irmão não nascido e a sua quase namorada, prima da Wellsie. Elas morrem em decorrência da guerra e o pai, o Irmão Tohr surta e vai embora por um bom tempo, deixando ele sem saber se tinha morrido ou não. A cereja do bolo foi começar uma rivalidade com o filho do mal, o anticristo, o bebê de Rosemary do mundo vampiro, o Lash. Eu expliquei o que aconteceu nas últimas resenhas dos livros, mas aqui está o resumo do resumo: o bully Lash descobre que o segredo do John sobre o abuso que sofreu nos arquivos do hospital, ameaça dizer pra todo mundo e o Qhuinn dá uma cortada no pescoço do filho da puta. Lash é considerado desaparecido após um ataque dos lessers enquanto ainda estava entubado (isso no livro do Phury).
 Indico esse vídeo, pra um tipo "a estrada até aqui", um resumão visual até a transição dele: https://youtu.be/olZ1PYKRwpU

Ele se apaixona perdidamente por uma mina complicada e perfeitinha.
E ´é aí chegamos ao enfoque do livro. Porque não se engane, Amante Meu não é o livro dele, como é o padrão de todos os outros livros da série, que tem foco no personagem masculino. Esse livro é dela.

Xhex é uma mestiça Sympatho com um passado complicado, cheia de problemas e uma lealdade direcionada apenas ao Rehvenge e aos irmãos Sombras, Trez e IAm, que trabalham com ela nos nightclubes de Caldwell. Uma assassina habilidosa que que pode foder a cabeça dele e a de qualquer um com seus poderes diferenciados, mas que prefere meter a mão em quem se mete no caminho dela, se livrando de ser deportada e morta na Colônia, com a família do pai dela.
O relacionamento do John e da Xhex começa lá no livro do V, quando ele se apaixona a primeira vista por ela. Depois eles ficam brincando silenciosamente um com o outro, mas sem levarem a diante, até que o John descobre o que ela é. Ele decide ficar quieto, ela dá a chave da casa dela e aproveita pra tirar a virgindade dele, mas não quer nada mais do que isso, então dá O FORA da vida de alguém, e vaza.
Se fosse só por isso, você a odiaria. Mas quando vemos a mente dela, dá pra entender o que se passa.
O último namorado que ela se deu um pouco de intimidade, quando descobriu as origens dela enlouqueceu e/ou morreu. Sumiu, é o que sabe, quando precisou salvá-la, num tempo que ela foi mantida presa na Colônia. E ela ficou na merda depois disso. Até tinha regras com o Rehv de não se relacionar com ninguém, pra não dar o que aconteceu com ela.
Outras coisas aconteceram naquela época. Mas como no livro do Rehvenge, as lembranças e o que é contado sobre o que aconteceu entre 20 e 25 anos atrás são muito sem forma, sem data definida. Sabemos que:
1. Rehv matou o pai adotivo e o pai biológico dele (foi explicado no livro dele).
2. Xhex foi até a Colônia por conta da família do pai dela, e a mantiveram prisioneira lá.
3. O namorado da Xhex foi até lá pensando que ela tinha sido sequestrada pelos temíveis Sympathos, e surtou quando soube que na verdade ela era um deles.
4. Rehv precisou fazer um acordo com a Princesa para conseguir a Xhex de volta.
5. Não se sabe exatamente quem, mas vendem a Xhex a humanos pra que façam experiências nela, antes que o Rehvenge consiga tirar ela de lá.

Mas tudo isso são informações que você vai pescando ao longo deste livro e dos outros.

por SkyDominic
No presente, e de onde o livro começa, a Xhex está sofrendo como brinquedo nas mãos do Lash. E John está a ponto de surtar sem saber o que aconteceu com ela. Se passam mais de três semanas que ela se foi, e ele não tem mais esperança de encontrá-la viva. Ele até faz uma tattoo pra ela, já que ele nunca iria ter oportunidade de cravar o nome dela como sua shellan (na tradição deles, os machos escrevem com adagas os nomes das fêmeas sobre os ombros).

Depois de cenas tensas de um John descontrolado, apontando arma na cara dos amigos, bebendo horrores, quase saindo antes do sol se pôr, e mesmo assim ninguém mais da casa além de Qhuinn e Blay sabendo porque dele estar tão mal... eles encontram a casa do Lash. Só que a Xhex está lá, só que eles não podem vê-la; o filho do mal tem poderes de semideus afinal. Uma cena de cortar o coração é quando ele vai no quarto onde ela está, vê as marcas de sangue nos lençóis, nas paredes e no chão, pega um dos travesseiros com o cheiro dela e começa a chorar... deixando a Irmandade ciente do que ele sentia por ela e sem palavras. Ai, dá até uma dor lembrar. Porque ela está lá, nua, toda cheia de hematoma, vendo ele chorar por ela e implorando pra ele salvar ela... putz é muito triste. Mas a questão é que depois disso ele vai lá embaixo e come o redutor que tomava conta da casa. E é feio. Ele ataca sem nem mesmo saber o que está fazendo, só voltando a si quando já está em casa, depois dos dois melhores amigos cuidarem dele depois do acesso que ele teve.

Questão toda é que a Xhex entra em estado de "preciso proteger a minha vida" e se joga numa fuga surreal logo depois da Irmandade ir embora levando um John fodido com eles. Ela percebe uma falha da barreira que o Lash a mantinha presa, atravessando "a malha" que a prendia e batendo forte na parede do outro lado. Ela consegue se desmaterializar num quarto que ela tinha num porão, perto de onde ela tinha sido mantida e consegue mandar uma mensagem para Rehvenge avisando que estava viva e que iria atrás do Lash ela mesma.

Porém, ela não conseguiu mais levantar. Rehv e John vão procurá-la, e é quando não a encontram na casa dela que o Rehvenge explica pro John o lance do que aconteceu com o ex namorado dela; e os cativeiros que ela já tinha conseguido sair em outros tempos.
Eles se separam e JM lembra da chave do quarto dela que ela tinha dado a ele quando eles ficaram a primeira vez, e a encontra lá, quase morta.
Ele dá a veia pra ela e chama a médica da Irmandade, mas ela se recusa a ser atendida. Já tínhamos ideia do medo da Xhex de hospitais, já que ela é bem sequelada por ter sido torturada em um; aparece no livro anterior, quando ela precisa ir ao necrotério e quase ataca o Manny (lembra dele? amigo e quase ex da Jane, no quinto livro?! ele é importante mais tarde, guarda ele).
 No exame preliminar é quase excruciante quando a Jane levanta a hipótese de gravidez quando vê sangue correndo das partes íntimas dela. Tinha duas opções, ou era filho do John, porque eles ficaram logo antes dela ser sequestrada... ou era filho dos estupros do Lash. Eu juro, achei que ela estava grávida mesmo... o que seria extremamente cruel, mesmo tendo indícios de aborto. Mas a questão é que ela entra em parafuso quando a levam para o Complexo com uma parede uterina rompida. Ela não quer mais viver e pede pro John matar ela, porque ela não conseguiria se matar, visto que ela pensava em desistir e parar de lutar contra os ataques do filho capeta, mas nunca conseguia. Aparentemente os Sympathos tem um senso de sobrevivência maior do que seus desejos.

Ele só a desarma e fica lá até a crise de gritos e choro dela passarem. E isso ele nem sabe o que está acontecendo, só sabe que ela tá toda machucada e que precisa de uma cirurgia. Quando ele olha pra baixo e vê que tá saindo sangue dela é que ele começa a se preocupar de novo. Ela vai pra sala de cirurgia e ele fica do lado de fora sofrendo sem saber de nada.
por Anyae
Enquanto isso...
Lash está se sentindo mal por mudanças com os poderes, Ômega acha ele inferior porque o filho acha que precisa se alimentar do sangue da Xhex, como vampiro, e pede para o pai transformar ela num Lesser. Só pra descobrir que ela conseguiu escapar. Na mansão, o clima ficou meio tenso, o Wrath ficou meio down por não ter descoberto antes do John surtar que ele se importava com a Xhex a ponto de se vincular. Ele vai para o Santuário da Virgem Escriba falar com nova melhor amiga (ah, eu nem tinha comentado mas nos últimos livros conhecemos Payne, a irmã gêmea escondida do Vishous, e ela ajuda o Wrath a treinar e ganhar mais confiança quando ele perde a visão; ele nem desconfia que ela não é uma Escolhida); essa por sua vez, tinha passado os últimos anos trancafiada e ficou lá só com outras duas pessoas quando as Escolhidas foram viver com Phury e Cormia do Outro Lado. Ela se encontra com a Layla, que está se apaixonando pelo Qhuinn e uma escolhida super misteriosa, usando sempre uma capa que cobre todo o corpo, mancando por aí, servindo as outras virgens e é conhecida como No'One. No que o Wrath sobe lá pra eles se atracarem e se divertirem lutando, a Virgem fica lá, rondando, pra saber o quanto a filha pode ou não revelar ao Rei sobre quem ela é... pelo menos é o que podemos presumir, já que a divindade ficou deprimida quando o V rejeitou ela e as crenças dela, o Primaz levou as sacerdotisas dela embora e ninguém mais liga pra ela.

Entre a narrativa, alguns flashbacks de quando o Darius começou a lutar na Irmandade acontecem, e conhecemos como ele encontrou amizade com o Tohr, recém saído do acampamento de treinamento; os dois saem em missão pra resgatar uma donzela da Glymera. Guarda isso na cabeça, vai ser importante mais tarde.
E outra parte da narrativa é uma história sobre um programa de TV gravando numa casa abandonada num outro estado dos USA. Você não entende bem o que os humanos tem a ver com a história, e pode ser bem irritante a história, até que um certo fantasma transa com uma bonitinha repórter lá, e ele e o diretor/produtor e sei mais o que vai tirar satisfação com o tal fantasma. E ele se mostra um vampiro.

Quando a Xhex acorda da cirurgia, encontra o John tentando cuidar dela. Ela percebe que ele não está tentando forçar nada, só quer manter ela viva. E é nessas que ela começa a se abrir pra ele. Em parte. Ela dá o primeiro beijo deles, um selinho de agradecimento, e quase um pedido de desculpas por ela ter recusado o beijo que ele quis dar nela na primeira vez que eles transaram.

O Rehv reencontra com ela, e é uma das cenas mais bonitas e até engraçada do livro, porque ele percebe que ela não quer continuar a vida dela depois que eles conseguirem matar o Lash e eles tem um momento esquisitão que só um amigo que te conhece muito pode ter, só de olhando pra você ele já sabe as merdas passando na tua cabeça. Nenhum dos dois machos parecem saber exatamente o que ela passou lá. E ela entra numa ideia de deixar o John tentar salvar ela; eles tentam fazer ela comer, ela vomita tudo, fica estranha quando lembra que vai ter que passar tudo o que ela passou depois da primeira vez que ela foi sequestrada, todo o processo de regular o cérebro, período de adaptação à nova realidade... mas ela tenta. Aprende um pouco de língua de sinais pra se comunicar com o John, ele leva ela num tour pela cidade pra tentar ilustrar pra ela como foi que ele conseguiu voltar para o mundo vampiro (e é nessas que a gente fica mais a par da vida dele, com ele explicando pra ela). No ponto final eles tentam ficar de novo, mas ela não consegue se ver livre do trauma dela, e pra não deixar ele com a ideia de que ela não o quer, ela revela que foi estuprada pelo Lash.

Pausa pro John surtar.

Em outro "enquanto isso", vamos focar um pouquinho em como está a cabeça dos dois bests do mudo. Eles tinham tido um atrito lá no livro do Phury, quando o Qhuinn decidiu por bem ir embora, e sabendo que o Blay, seu melhor amigo a séculos nunca iria deixar ele ir, ou iria com ele, ele jogou a bomba de que sabia que o ruivo era apaixonado por ele. Eles deram as mãos depois que todos foram admitidos por Wrath na guerra, mas a a relação não foi mais a mesma, obviamente. Qhuinn mesmo sendo bi e pegando geral "qualquer coisa com um buraco", se recusou firmemente em dar uma chance pro best dele, e foi deixando Blay cada vez mais ressentido e com o coração quebrado, "de modo que só um amigo pode fazer. Nesse livro, em especial, a situação do John meche com a dinâmica dos amigos. Blay era sempre a cola com os outros dois sendo os cabeças duras, então ele nunca estava longe deles o suficiente pra não sofrer. Mas chega alguém pra dar uma sacudida nas coisas. Saxton é um advogado que apareceu no último livro trabalhando para os caras do Conselho. E é ele que fica cuidando de umas coisas legais com o mundo humano para os Sombras. É no começo do livro que o advogado se reencontra com o primo, nada mais nada menos que o Qhuinn. E ele reconhece o Blay... agora grandão e tudo, com a forma pós transição. Aí ele resolve apostar no ruivinho, e o primo fica puto porque na cabeça dele o Blaylock só deve ter olhos pra ele (tá, não é isso, mas ele fica puto mesmo assim e é essa impressão que dá).
Mas o Blay tá cansado de sofrer com a rejeição e humilhação que o cara faz ele passar, inclusive dando esperanças à Escolhida Layla que começa a desenvolver um crush forte no cara de olhos desiguais... quando surge a oportunidade, ele sai pra jantar com o Sax. Rola umas tretas lá, que envolveu uns humanos homofóbicos, Qhuinn se desviando do seu papel de cuidar 24h do John e indo ver o primeiro beijo do primo e o melhor amigo, e outras tretas. Mas ainda tem muita água nessa história e eu conto tudo num futuro próximo.
Agora preste atenção no comentário que alguém pode tecer sobre essa situação: quando o Blay volta pra casa encontra uma Xhex desolada olhando pra academia da Irmandade. Ela só explica que o John tá mal do outro lado, quebrando as máquinas de correr, porque não tá se aguentando no próprio corpo. Mas apesar disso ela pergunta se ele era o motivo do Qhuinn estar de mal humor. Ele desconversa dizendo que ele está sempre de mal humor. E a resposta:

- É o que acontece com pessoas que tomam a decisão errada. Pinos redondos simplesmente não encaixam em orifícios quadrados.

MELHOR COMENTÁRIO SOBRE NÃO SAIR DO ARMÁRIO, EVEEEEEER

Mas voltando ao drama do John, Blay e ela ficam preocupados com a sanidade mental dele... houve também uma conversa meio estranha entre ela e o Tohr, porque ele e o filho adotivo ainda estão meio estranhos mas a questão é que no acesso de sentimentos, o JM acabou quebrando os vidros do quarto dele na casa que o Irmão vivia com a falecida shellan. E é tão triste ver o quanto o Tohrment quer se envolver no que está acontecendo e a Xhex é super na defensiva e não deixa ele entrar.
Apesar de todos esses problemas, depois de muita DR e revelações (a Xhex acaba entrando na mente do John e vê o que ele tanto tentou esconder de todo mundo) e encarar todos os traumas dos dois, eles finalmente conseguem se conectar. Sexualmente pelo menos, porque em ideias, assim que guerra por poderes recomeça e a caça por Lash continua, eles se indispõem como se nunca tivessem estado juntos; ela quer ir atrás do algoz dela só, na luz do dia (porque ela pode e nenhum dos outros vampiros podem), ele quer manter ela segura em casa.... pior é que os outros também estão contra ela sair, e mesmo com o rei e melhor amigo dela falando pra ela não ir, ela não quer nem saber, quer terminar aquilo sozinha.
Ela vai, deixando um John morto de preocupação, mas o Rehv tem seus planos de como cuidar dela e manda os Sombras irem de guarda costas.
Eles encontram muitas coisas acontecendo entre novos redutores. Mas presta atenção no quanto essa cena é fofa (diálogo adaptado):
Trez: Nenhum abraço?Xhex: Não sou muito de abraçar. - mas ela acaba puxando os dois irmãos Trez: Pensei que nunca íamos te ver de novo...

Eu amo as interações dela. Ela é tão foda e fofa ao mesmo tempo;
Ela volta pra casa sem muitas pistas do Lash mas o John está resoluto depois de passar o dia se consolando com o Tohr e mastigando o que o Rehv disse sobre a amiga: 
Cuidado com essa coisa de 'sua fêmea'. No fim, o jogo dela não envolve ninguém além dela mesma.
 A questão é que não importa pra ela que eles estejam num relacionamento ou não, ele não tem direito de
por phanton rin
dar opinião sobre os problemas dela. Sobre ela usar os silícios pra conter o seu lado Sympatho, ou sobre ela querer ir atrás de uma missão kamikaze atrás do cara que a torturou... não era questão dele. E eu acho muito justo, não é porque o JM é apaixonado e vinculado a ela, ou sofreu um bullying do Lash que ele tinha direito de se meter na vingança da Xhex. Eles decidem se separar assim que conseguirem matar o Lash, juntos.


É aqui que as coisas começam a ficar mais tensas. Depois de procurar por um Lash sem o apoio do Ômega eles o acham, mas ele está quase sem a pele, se transformando numa sombra de escuridão e maldade igual o pai dele. O Tohn, o John e a Xhex até conseguem encurralar ele numa ruela, mas ele mal pode receber tiros... felizmente a transformação não está completa, mas ele consegue se atracara fisicamente com a Xhex quando ela tenta proteger o JM. No fim ele consegue conter o Lash, e a grande prova de amor dele pra ela é deixar que ela "dê um fim na vida" (porque tecnicamente ele já morreu) do fdp que estuprou ela.
Ela volta pra casa bastante ferida, mas sobrevive.
E um dos diálogos mais engraçados e tensos (engraçatenso) que eu já li, ela fala sobre como foi doloroso perder o último namorado dela, que mesmo assim não era nem perto do que ela sentiria se o John e ela acabassem. E sobre o medo dela de hospitais, e sobre a possibilidade dela conversar com a psicóloga da mansão sobre isso... ela desiste de se matar, mas diz que quer tudo certinho, que ele case com ela. E ele não consegue nem acreditar que ele finalmente vai ficar com ela pra sempre.
Ai, melhor pedido de casamento. Eu shippo muito.

O que aconteceu nas histórias secundárias todas se entrelaçam nesse final, quando todos estão se preparando para a oficialização do relacionamentos
Sabe a história do fantasma, que na verdade era um vampiro? Ele é o Murhder, o Irmão desaparecido e o ex que a Xhex pensa que morreu. Ele ainda está bem louquinho da cabeça, mas ela pelo menos descobre onde ele está, quando ele aparece na tv enquanto ela se prepara psicologicamente para o próprio casamento. Ela até pensa em ir atrás dele, saber se ele está bem, mas se contenta em saber que ele está vivo em algum lugar e meio que tira o peso que ela tinha na consciência com relação à relação com ele.
Os flashbacks sobre o passado do Darius e Tohrment desaguou na descoberta de como a Xhex nasceu, toda a história de como uma fêmea da Glymera foi sequestrada por um Sympatho, que mesmo sendo morto e ela resgatada, ela se tornou um estorvo para a família, e foi cuidada pelos dois machos enquanto estava grávida, até que quando a Xhex finalmente nasceu, a fêmea deu fim a sua vida, com a adaga do Tohr ainda no leito do parto. E vimos o quanto o Darius já amava a Xhex mesmo antes de encarnar como John, e o quanto ele sentiu ter que dá-la a um casal que tinha acabado de perder um bebê.
Por fim, mas não menos importante, Wrath acaba quebrando a coluna da Payne sem querer, num acesso de fúria dela. Ela quer deixar pra lá e morrer pra se vingar da mãe dela, mas ele insiste e pede pra tentar salvar ela do Outro Lado. A Virgem Escriba não vê outro jeito entre continuar a mantê-la presa ou vê-la morrer, e deixa ele levá-la. A primeira coisa que acontece é ela saber pela Jane, que no ato a reconhece como a versão feminina do V, que o irmão gêmeo dela está vivo e muito bem, ao contrário do que a mãe disse pra ela. A segunda é descobrirem que ela tem pouco tempo pra encontrar o Manny e fazer uma cirurgia antes que as vértebras se curem do modo errado e ela não possa mais andar. Mas lembra da "Escolhida" No'One, a que ainda vivia no Santuário com a Payne? Ela tomou coragem quando a gêmea desceu ao mundo real e veio procurar a filha, que é a Xhex!

Num reencontro chocante, ela aparece quando o Tohr está tentando fazer com que a Xhex use o vestido de casamento da Wellsie para a união com o John. Ele leva um susto quando vê a mulher que ele tinha visto morrer, tinha enterrado e rezado por ela, aparece do nada no quarto do novo casal. A Xhex, que acaba de receber todos esses plottwist pra uma vida, resolve deixar tudo quieto, resolver tudo outro dia, pega o vestido da falecida mãe do John e vai casar.
Até porque acho que se ela fosse deixar pra digerir tudo, não ia rolar.
Mas aconteceu, e foi bonito pra caramba. Esse é uma das poucas cerimônias de união que são descritas na série, e é linda de verdade. Eles ainda tem tempo do JM dar um presente para a shellan. Um colar com uma pedrona de diamante, e uns aros grossos o suficiente para aguentar ela lutando. E ela agora fica a disposição da Irmandade, pra lutar na guerra quando necessário.
por SkyDominic
E aí, curtiram? Acho que essa resenha ficou mais complicada porque eu lembro de tudo, de tanto ler esse livro, resumir ele foi um pouco mais difícil. O cliffhanger desse livro para o próximo é menos interessante, até porque, o livro em si é uma retomada à história já contada do Vishous, ao Bloodletter e da Virgem Escriba. Apesar de apresentar o casal mais certo da Irmandade, é bem desconsiderado pelos leitores.

Comentários

Postagens mais visitadas

Facebook