Vício em HTML e edição de layouts

Eu não lembro mais quando eu comecei a amar webdesign, eu sei que eu sempre adorei blogs, e depois de começar a fazê-los eu nunca mais parei. Nem nos hiatus onde eu não tinha criatividade ou paciência para escrever, editar htmls foi um hobby viciante e incontrolável.

Post sobre alguns que eu gostava muito em 2015

Eu ficava trocando de template em blogs de testes, e mesmo sem postar nada, ficava um tempão planejando diversos tipos de headers, baixando fontes, redesenhando layouts. Nunca levei essa paixão a sério também, como muitos dos meus interesses. São coisas tão pessoais que eu nunca parei pra pensar em fazer dinheiro com isso. Eu também nunca acho que os meus templates ficam bons, imagina ter que produzir para outras pessoas com o gosto delas!

A questão é esse eterno descontentamento com layouts. Estou sempre querendo algo diferente, novo, simples e funcional, que contenha todas as funções dos outros blogs mas com um toque de inovação MEU.

É difícil, vou falar a verdade. Os blogs tem uma sintonia, igual à moda. Não tem uma coisa que não seja copiada e vire tendência, então as coisas se tornam velhas com muita frequência, e mudam muito rápido, o que não é muito animador pra quem produz porque isso requer um tempo e esforço, e ainda com toda a preocupação com os detalhes, já que um ponto fora do lugar e o blog pode dar erro fatal que não dá pra ver nada dele.


Não é um serviço satisfatório. Ou a satisfação se esvai muito rápido.

Eu tenho tentado manter o tema do blog a mais de ano (eu acho), tentando me sentir satisfeita com um template simples e funcional apenas, mas mesmo assim, sempre me pego visitando sites que sempre disponibilizam mais do mesmo, mas sempre dá a sensação de que o blog poderia ser mais e melhor aproveitado com os esqueletos propostos.

Uma coisa que eu nunca entendi é a tendência de sites em quebra de página. Quando o site da Shameless Maya atualizou para esse tipo eu fiquei bem decepcionada. Eu senti mais desse estilo no ano passado em que quase todo site novo de coachers, ou propagandas de livros independentes seguiam esse estilo. É uma coisa me passa a sensação de produto, você está vendendo a si mesmo, difere da ideia de blog pessoal e que faz você se conectar com os pensamentos e ideias de uma pessoa.

Vamos usar de exemplo o CheerUp

Parece fofinho mas é meio meh.

A diferença entre os dois é o Slider, e ainda assim eles normalmente dão errado nas versões grátis disponibilizadas. Essas dificuldades são comuns, e eu ,mesmo que em raras ocasiões, tenha pensado em comprar um layout sempre achei que enjoaria fácil e não valeria a pena gastar tempo e ainda por cima, dinheiro em algo assim. Prova é de que eu nunca tive coragem de gastar com domínio próprio porque sempre acho que vai dar faniquito e eu vou acabar deletando o blog.
Dois exemplos a seguir também também são os que seguem o que eu chamo de "modelo blogueirinha", que apesar de visualmente lindos são também muito comuns pra o meu tipo de blog, que é pessoal, mas não tão mainstream, por exemplo, esses são usados para blogs de resenhas de produtos de beleza e cabelo, que não é em nada meu foco.

Travelista ;MyBloggerThemes
November ;Themexpose

O Marverick, Everyday e o Lauren Blog trazem algo de novo, mas normalmente tem o problema básico: eles são mais difíceis de editar e ainda tem o risco de não atrair leitores que estão acostumados aos temas convencionais.

O Everyday traz muito a sensação de revista online, o Lauren Blog parece um tumblr voltado para escrita e o Marverick tem a estrutura básica de blogs mas o começo dele segue a linha de site de vendas ou notícias. Vários estilos, e você precisa aproveitar cada coisa de cada nicho e conseguir juntá-los e organizá-los para as suas necessidades. E ponha tempo gasto nisso e estresses ocasionais quando as coisas não dão o resultado esperado.


Marverick ;MyBloggerThemes
Everyday ;Themexpose
LaurenBlog ;MyBloggerThemes


Relembrando os layouts antigos no marcador eu fico feliz que as minhas escolhas de estilo no blog tenha evoluído de acordo com a minha idade e inspirações nos momentos que eu vivia, e vejo um aperfeiçoamento crescente sobre como as coisas são organizadas, mesmo que em muitos momentos os interesses e os posts não se completem um no outro. Eu nunca consegui seguir um estilo de posts, um molde predeterminado, fotos com mesmas paletas, resenhas bem organizadas. Mas essa sou eu, esse é o meu blog e isso tudo me define. Eu não queria vender essa parte de mim, embora sinta que poderia e deveria estar fazendo isso. O meu crescimento como blogueira é bem distinto das pessoas que acompanho. E é complicado ver pessoas se tornando bem sucedidas enquanto o seu desenvolvimento nas metas é mais lento e gradual, mas eu espero que as minhas metas atingidas me deem mais satisfação porque fui em quem criei e aperfeiçoei do que só copiar os estilos prontos e esperar o retorno por meios convencionais.

Ps. Ainda pensando em trocar já que ando tendo problemas em visualizar o número de comentários com esse lay de agora, mas ainda assim amo o look black and white minimalista dele.

Eu tinha pensado em mudar primeiro o header. Sempre quis um estilo o canal da Nataly Neri só que com uma paleta de cores mais a minha cara. Só que eu não tenho nem ideia de qual cores combinam comigo hoje em dia, a escolha está sendo meio complicada. De qualquer jeito, vou esperar pra ver se a vontade de mudá-la passa.

Comentários

Postagens mais visitadas

Facebook