As novas regras | Guia da Olindense

Ano passado eu finalmente descobri um amor adormecido que sempre tive pelo carnaval

Sim, é óbvio que como qualquer festa que envolva o país inteiro, você chega a ter alguma raiva pelo feriado em alguma hora. Eu tive uma boa parte da minha adolescência pois eu nunca saí sem depender de ninguém. Eu sempre tinha que estar ou com a minha família, ou com algum namorado chato me regulando e me impedindo de voltar pra casa na hora que eu quisesse. Não importa como você olhe, é um saco ter qualquer pessoa te impedindo de ir e vir.
Mas aí, olhe só, eu encontrei forças pra finalmente sair sozinha, e foi a melhor decisão da minha vida.
Hoje eu saio, fico em casa quando quero, deixo a minha filha ou levo comigo, não importa a chatice de ninguém, nem a ressaca de ninguém, nem se quem vai comigo está bêbado demais ou não.

Essa lista é meio Dua Lipa, que manda as regras, mesmo que não as siga.

Mas o princípio disso é primeiramente é ter segurança do que você quer fazer e o que você pode fazer no carnaval. E como o carnaval nunca termina nessa cidade...


1)  Encontre o seu grupo. Não precisa grudar neles e nunca sair de perto porque isso é chato pra ambos, aprende a se separar e aprende a voltar se precisar deles. Sabe quando você esbarra num escrotão, e o seu grupo vai lá te salvar de um puxão?! Ou pra você não ir com o bloco quando você já está bem mais pra lá do que pra cá e precisa dar uma sentada pra se recuperar? Aquela galera que compra água quando você já bebeu demais, ou te para pra você não comer/usar aquele produtinho que você quer, mas é melhor não usar?! Cola nela. Mesmo que não sejam AS PESSOAS, MELHORES AMIGOS FOREVAAAR, essas pessoas que só são conhecidos, ou amigos de amigos, nem importa quem sejam, se elas são de confiança, essas pessoas podem te salvar de situações muito tensas. E não se sinta mal, ou falsa (o), ou arregueira. Se você faria por essas pessoas o que uma pessoa decente faria, tá tudo certo. Não se desculpe. É sempre bom encontrar um rosto amigo no meio da multidão.


2) Bebe água como se fosse cachaça! Uma coisa que eu aprendi indo de bloquinho em bloquinho na vida é beber água pra conseguir aguentar o próximo dia. Com sol ou mormaço (aquela chuvinha ou aquele dia nebuloso aqui no meu continente Nordeste não é frio, ok?! Você vai morrer esturricado!) bebe água porque desidratação é o que faz você ficar morto, e doente pós-carnaval;

3) Nunca esqueça do protetor solar. Faz como eu que meti num potinho de glitter, já saia protegida e shinning on. A certeza é que você vai envelhecer uns 3 anos antes do que normalmente envelheceria no fim da vida por conta desses 5 dias de folia, mas vamos pelo menos evitar as assaduras pós e não ter que dar desculpa na quinta e na sexta porque você não aguenta nem por sutiã nessas costas feridas.

4) Se prepare como se você fosse correr uma maratona, desde pelo menos umas duas semanas pré carnavalescas, mesmo que você esteja indo para as prévias desde setembro. A maratona que você vai é quase de marcha atlética. Certeza que você vai ter que dar aquela corridinha/andada esquisita procurando um banheiro, ou mesmo acompanhando os blocos porque a marcha de gente não deixa ninguém andar normal. Come, come que você vai precisar de cada caloria, come antes de sair, quando chegar, dorme muito, e bebe muita, mas muita água.

5) Celular... toma conta. Se for levar, leva numa dessas pochetes, uma bolsinha que dê pra colar no corpo, um bloquinho com o número de casa, dos colegas, de quem você pode pedir ajuda também é uma boa pra quem não está com ele. Em tempos de smart ninguém mais decora número mesmo...
Na hora daquela foto da galera, dá sempre uma olhada ao redor, se tem alguém já de olho em você, aquele que não está pensando em te beijar... Desconfie também de quem quer te beijar e fica pegando muito na cintura porque, pode ser um caso tipo o do Adam (eu chorei de rir com esse vídeo). Mas é sempre bom ter aquele contato da galera legal que eu falei no item 1, caso você se perca. OU LIGAR PRA 180, sei lá, vai que precisa.

6)  Tenha a noção de que seu pé vai ser pisoteado, e mesmo se você não sentir no meio da multidão, quando você chegar em casa você vai sentir que um elefante passou por cima deles. Vá de tênis.
Você é dos que acham que não vai passar por isso por conta de festa VIP, camarote pago ou da família, e parará... Não se engane. Ir de sandália, chinelo, crocs, é pedir pra ter doença. O tanto de poça com xixi, cerveja e lama que você vai pisar até achar um local tranquilo não é de Deus.
Sério, principalmente nos últimos dias, que normalmente cai aquela chuvinha avisando que o Verão Nordestino vai terminar, e que o mormaço vem aí, o seu pé vai cair em todas as valas, falhas da rua, buraco na calçada... é melhor evitar leptospirose, ou qualquer outra doença pelo menos cobrindo os pés.

7) Falando em chuva, curtir os shows à noite é sempre uma certeza de que vai cair uma chuvinha. Parece que a galera de manhã e de tarde fazem a dança da chuva pra galera que sai à noite se molhar, não é possível que não tenha correlação.

  As sombrinhas do frevo não estão lá sem uma razão, e criaram até a versão mais útil dela, se você for pra Recife tem um monte, porque normalmente é lá que você vai precisar. Olinda é muito diurna, aquela chuvinha cai no final do dia quando tu já estarás em casa e antes de sair pra você só ter coragem de ir pra's ladeiras quando o sol estiver à pino. Quem quer ir pra Recife Antigo é que normalmente se lasca com aquelas gotas chatas que vai e volta cai de pouquin, só pra te deixar gripado.

8) Cuidado com as ladeiras, as escadarias, quinas em geral e mãos dos bonecos gigantes. Se você for sensível (como eu), você vai acabar o carnaval com as pernas só a mancha roxa. Evite escadas se estiver muito louco, evita Só... tenha cuidado com pessoas na sua frente, elas podem virar de repente e você ir ao chão.

9) Se você não for daqui, ou mesmo se for mas não é de andar muito (como eu)...
Não marque encontros em igrejas. Tem uma a cada duas quadras e pra você encontrar a certa vai demorar uma eternidade. O mesmo vale pra encontrar a concentração do bloquinho, vai no google maps. E cuidado pra não se perder!


10) Negocie. Se você não quiser perder horrores de dinheiros com os preços absurdos dos ambulantes nesse carnaval. Deixe isso pra turistas bêbados e gringos que tem como gastar! Apoie o comerciante mas apoie também o seu bolso. Chegar aos últimos dias de carnaval sem dinheiro nem pra água é que não dá.

Comentários

Postagens mais visitadas

Facebook