Começou como post, mas terminou assim

Dai que vou passar muito tempo sem saber
como é possível ter tanto a dizer
e no final quando parar pra escrever
as palavras fugirem de vez
a preguiça não é o que te invade
é um desânimo por tantas atrocidades
que você é (meio que) obrigado a ver
nesses breves momentos de internet
onde mal o navegador abre
você já está cansada de tanta estupidez

me perguntaram esses dias se eu era preta
engraçado que não foi a primeira vez
mas migue, o que é ser preta pra você?
eu me perguntei como eu me via
antes de um fatídico dia
que eu virei pra mim e desdobrando
toda uma vida listando
o que eu não poderia mudar e sou
indiscutivelmente e permanente
o último foi negra
de todas as coisas,
e foram bem poucas
de coisas imutáveis
era a cor da minha pele
e isso só doía porque eu tentei mudar

algumas vezes eu estou na internet
vejo um monte de branca preta
me pergunto se algum dia
essas minas já passaram a descobrir
que nunca iam ser quem elas queriam ser
porque nasceram escuras demais pra ter
qualquer direito ou poder
e que lhes foi negado mesmo por fazer
um melhor trabalho que todos os outros
engraçado é falar de todos podem
quando você pode
mas é engraçado também, ao meu ver
que umas falam como se sempre souberam
e fingem que não tiveram
o que tirar de bom da situação

e me sinto ranzinza e chata
porque isso não importa não é?
os processos podem ser menos tortu-r-osos
mas a "desconstrução" chegou pra elas
assim como chegou pra mim
não é culpa delas não é?
que a minha estrada tenha sido mais dolorosa
que me ser negada identidade
pra ela chegar sambando poderosa
me dizendo que eu sou preta
quando a branca de ontem me mandava
assumir minha própria pele
fácil assim

como se eu preta fosse ser mais fácil
fácil um caralho
hoje eu lacro na sua cara porque eu tenho vocabulário
quando eu não tinha só engasgava e gaguejava
mesmo você estando errada
nunca entrei no seu circulo
mas eu paro e penso
não generalizo
não foi essa branca que me disse isso
mas o incomodo está aqui
ele não vai embora
seu cabelo cheio de cachos
não te dá local de fala
cabelo crespo que eu só vim cuidar agora
não faz diferença se tu não teve as dúvidas
os medos, a insegurança
e eu sei, muita branca passa por isso
mas não minta que é pelo mesmo motivo

é uma necessidade de estar sempre sob holofote
eu nem acredito no que eu leio na internet

Comentários

Postagens mais visitadas

Facebook