Resenha BDB: Amante Desperto

Dos primeiros livros, essa é a única história que eu releio mil vezes e não me canso. Eu amei demais esse livro e a crueldade extremamente sexy dele.
E nem se engane, é uma história meio batida e receitinha de sucesso também, mas o modo com que ele é apresentado tem toda uma nova roupagem para a típica ideia de "A bela e a fera". É até ridículo que a personagem se chame Bella, mas...
Esse é um dos que eu diria que você preste mais atenção nas partes de sexo do livro, pois elas ajudam a contar a história, não estão lá jogadas só para o prazer do leitor. E sobre a crueldade, eu diria que eu me senti meio culpada por me sentir excitada por algumas coisas, mas eu explico com mais detalhes aí embaixo;
Um detalhe: o fato dos livros poderem ser lidos separadamente causa uma certa chatice por conta das repetições sobre características e cenários, pra quem já leu os livros anteriores, mas se você foca na história rica e os diálogos realistas, isso passa quase despercebido.

Mapa de resenhas:
1º - Amante Sombrio
2º - Amante Eterno
 {estamos aqui}
5º - Amante Liberto (comecei daqui)
6º - Amante Consagrado
7º {guia da Imandande}
8º - Amante Vingado
9º - Amante Meu
10º - Amante Libertada


Livro 3: Amante Desperto
Personagens principais: Zsadist e Nalla (quer dizer, Bella), e o Phury
Personagens secundários: John, Tohr, Wellsie, Rehvenge

by P. Rin
A gente tende a esquecer,
mas o Z tá super magro
no começo desse livro...
O livro já mete o pé na porta mostrando um Zsadist louco torturando redutores pra saber o que aconteceu com a Bella (depois dela ter sido abduzida no livro do Rhage), e o gêmeo dele preocupado com ele e também sofrendo por conta da fêmea. Já passou semanas que ela foi levada, e todos meio que já esperam que ela esteja morta, mesmo procurando ao menos o corpo dela para enterrar.

Bella por P.Rin
Bella, felizmente ou não, ainda está viva, pois o redutor que a sequestrou vê nela uma antiga paixão. O David, ou Senhor O, é um dos redutores chefes, e é
curioso como ele é um vilão tridimensional. Ele ama a Bella, assim como ele acreditava que amava a ex falecida, de um jeito doentio e violento. A vampira fica trancada numa das instalações da Sociedade Redutora onde outros vampiros são trazidos, torturados e mortos, e ela fica lá presenciando tudo de um buraco frio enterrado na terra. Quando num deslize da parte dos lessers, ela consegue salvar um vampiro macho da mesa de tortura, ela se ferra toda, mas consegue mandar a mensagem pra Irmandade de que ela está viva.
A missão pra resgatá-la é nervosa, contando até com o Wrath, que como rei nem deveria sair em missão; e o Z fazendo peeling saindo um pouco antes do sol se pôr completamente. Eles quase acham que foi tarde demais quando conseguem escutar ela do buraco, e tiram ela com os olhos costurados e o nome do redutor escrita a faca na barriga. Ninguém entende porque o Z age como se estivesse muito preocupado com a fêmea se ele nunca teve um bom relacionamento com ninguém, mas não questionam quando ele tira ela do lugar ele mesmo e traz ela pra mansão da Irmandade e passa a cuidar dela.
Há até uma certa preocupação quando ele inventa de dar banho nela desacordada no quarto dele (!), mas o Phury diz que vai ficar de olho no irmão e fica por isso mesmo. A cena dela vendo o Havers, médico da raça é um evento, porque o gêmeo malvado fica querendo atacar o doutor toda vez que ele faz um movimento. Depois de tirarem as costuras dos olhos e se certificarem que ela não foi violentada de nenhum modo (os redutores são humanos mortos, logo, impotentes), ele fica mais tranquilo.
Ao acordar, atordoada, a Bella se assusta com a presença do Z, nada mais que um vulto pra ela, e o Phury corre e acusa o Zsadist de tentar alguma coisa. A fama do Z com mulheres não é das melhores, visto que ele morre de medo delas a ponto de se tornar violento, assim como aconteceu nos primeiros encontros com a Bella, mas o irmão dele nunca tinha achado ele uma pessoa ruim por isso, até que ele se sente pessoalmente afetado por também gostar da vampira em questão; ele leva a Bella pra outro quarto, mas ela se situa e quer voltar pra junto do Z.
melhor arte que eu n sei de quem é
Coisa que o próprio está em conflito com o que quer. Ele não consegue se ver ficando com uma mulher digna, se sente sujo e manchado pelo passado dele, e ela, uma "fêmea de valor", da Glymera, vinda de uma família rica e classuda, não deveria querer ele, um ex escravo e todo deformado de cicatrizes, mesmo que ele esteja já no processo de vinculação (relacionamento visceral que os machos desenvolvem pelas suas companheiras, e que em tese, dura a vida toda).
Ao mesmo tempo, David descobre que a vampira dele sumiu e começa a procurá-la; ele não era o Redutor Principal, mas faz pra ter poder e reaver a Bella, ele faz uns acordos com o Ômega, incluindo dando o corpo pra ele (!), e matando o antigo líder, se tornando o novo chefe.

 Outras coisas acontecem na história, como o John ter um encontro com Havers, o médico forçar o moleque a conversar com uma psicóloga sobre o ataque sexual que ele sofreu a um ano e pra manter isso em segredo, ele se sente forçado a ir. Ele, Tohr e Wellsie descobrem que ele tem muito da linhagem do Darius, podendo significar que ele seja filho do Irmão. Ele conhece a "irmã", a rainha Beth, mas tem um ataque de epilepsia (?) quando a encontra. A gente sabe que a vida do John não é normal, já que ele é o Darius reencarnado, voltando porque queria tomar conta da filha, o assunto não resolvido dele, mas é muito estranho essa relação entre o segredo que ele mesmo nem sabe que tem, e a convulsões relacionadas à Beth e a antiga vida dele... enfim. Ele também começa com o pé esquerdo o treinamento aos novos recrutas da Irmandade. Eles acham que a proximidade com os Irmãos o privilegia, e o fato do cara ser mudo e ser completamente descoordenado não ajuda em nada.

O irmão da Bella também aparece bastante tentando reaver a irmã, que continua na mansão de localização desconhecida do Rei. Puto ele está, porque além de terem resgatado e não darem satisfação a ele ou a mãe deles, o Z ainda fazia questão de ir na casa violada da Bella, mexer nas coisas dela quando ela ainda estava desaparecida (é até fofo, ele limpa os resquícios de luta de quando ela foi levada, leva consigo uma correntinha de diamantes que ela perdeu na briga...). Ele se sente super culpado pela situação da irmã mais nova, que ele criou como se fosse filha dele, porque deixou ela morar sozinha quando ela pediu. Ela tinha terminado um relacionamento com um babaca, que tinha acabado com a reputação dela dizendo para a Glymera, a high society vampira, que ela não era mais virgem; e meio que fugiu desse meio de gente rica e viver isolada. O que foi bem difícil pro Rehvenge, com várias brigas até ele concordar com ela morar num local super protegido por dispositivos de segurança, mas não puderam salvá-la de um ataque direto.

Phury, quando a Bella mostra interesse em ficar próximo do Zsadist e não dele, deixa ela ir, e até pede desculpas por ter desconfiado das ações do Z, mas vai se afundando em fumaça vermelha cada vez mais. Procura com mais frequência o fornecedor de drogas, o Reverendo, numa boate que o cara controla, o ZeroSun, onde o Z também bebe o sangue das prostitutas humanas de lá, pois não aguenta a ideia de tomar de veias, mas precisa sobreviver de alguma maneira.

Os dois estão destruídos em muitos níveis desde antes mesmo de conheceram a Bella, e o sofrimento dos irmãos fica cada vez mais evidente mesmo quando ela precisa se alimentar de alguém. Z empurra ela pro gêmeo porque não suporta a ideia de ser sugado novamente, depois de ter servido um século como escravo sua antiga dona. É aqui que conhecemos o passado complexo por trás das cicatrizes, da fobia de toque, o porque que o Z não come ou se alimenta de sangue como deveria, e porque o Phury ser um irmão tão dedicado a ponto de obedecer o Zsadist até pra surrá-lo quando ele pede. O Z tenta explicar pra ela sobre o que aconteceu quando ele era escravo de sangue, ele foi abusado sexualmente pela Mistress e pelos capangas dela também, mas se afasta da Bella antes de contar tudo. Ela acaba indo procurar saber o resto da história com o Phury. Ele (e o Z também em diversos flashbacks) conta que quando os gêmeos eram bebês, o Z foi sequestrado por uma doggen (vampiros de classe servil) e com três anos foi vendido como escravo, após a morte precoce da sequestradora e antes do pais deles conseguirem achá-la. Com a família destruída e sabendo o que faltava o Phury passa a vida procurando o irmão, depois de sua transição, passando quase 100 anos pra conseguir achar-lo em um porão escondido na casa de uma nobre que o mantinha a sérios castigos físicos e como escravo sexual e de sangue.
não ajuda a Ama parece a Galadriel
na minha cabeça
 É aqui que eu acuso mea culpa, pois eu não consigo não ficar acesa com o sofrimento do Zsadist, sendo uma das sádicas que ama esse livro porque ele sofre tudo o que é possível, e é tudo bem detalahado. Tudo o que ele sofre, o que ele causa em si mesmo quando ele está com a Bella ou com a "Ama" é muito sexy, e triste, e terrível, mas muito sexy mesmo assim. Fora que ela(s) o tortura(m), mas meio que gosta(m) dele também... é um prazer culpado gostar tanto das cenas +18 desse livro.

melhor vilã já morta (rivalizando com o Bloodletter)
 A cena da fuga foi complexa, o marido da dona descobrindo junto com Phury onde o escravo era escondido, açoitando o Zsadist, enquanto o Phury luta contra os guardas da casa pra salvá-lo... eles acabam caindo de um penhasco pouco antes da hora de amanhecer. Preso num galho e sem outra alternativa a não ser pular no mar abaixo, carregando o irmão desacordado, o Phury atira abaixo do joelho, se desfazendo da perna presa, mergulhando no oceano. É por isso que o Zsadist tem tantas cicatrizes, apesar do fator de cura, o sal faz a pele se juntar de modo errado. Z nunca tinha convivido com pessoas desde a sua transição, não sabia sua própria aparência e ficou completamente perdido quando o Phury conta que eles são irmãos, filhos de um membro da Adaga Negra, a classe mais alta da sociedade depois da realeza. Isso fez com que ele se tornasse uma pessoa muito amarga. E a constante necessidade do irmão de cuidar dele era fruto de uma culpa por não ter sido ele o sequestrado, como se o fato dele ter nascido o "exhile dohble", o irmão gêmeo tivesse amaldiçoado o mais velho. Crença da Virgem Escriba que os pais deles pareciam acreditar pois pararam de procurar por ele, pensando ter causado maior desgraça ao filho perdido. É complexo essa relação da religião, as crendices de lei de equilíbrio da Virgem e as causas e efeitos do passado dos gêmeos. Mas preste atenção. Os dois se fazem sofrer direto, uma relação de irmãos entre o amor e o ódio, muito mais do que .

 E aí, o golpe final. Bella entra no cio, período que ocorre entre as vampiras cinco anos após a transição, e depois de dez em dez anos. No caso dela, é o primeiro, e desencadeado pelo stress do sequestro, embora o Zsadist soubesse que ia ocorrer em breve porque o médico disse pra ele quando a examinou. Pega ela e os outros Irmãos de surpresa e causa um caos no Complexo. Todos os machos sentem as ondas da necessidade dela, que pode passar até mais de um dia em sofrimento, e eles são compelidos a "serví-la".

Risco de gangbang a vista.

Os casados se refugiam passando com suas fêmeas (só o Wrath e o Rhage estão casados até o momento), Phury, Vishous, Z e Butch ficam numa situação desconfortável e tensa. Quando o sofrimento da Bella começa a deixá-los loucos, mas ainda assim o Z se recusa a ficar com ela, o V se levanta pra ir até ela, e quase é morto. O Zsadist vai a contragosto, e mesmo que tenha surgido antes a oportunidade deles ficarem juntos ele não conseguia deixar que ela se aproximasse o suficiente. Ele ainda tenta fazer com que ela fique dopada, mas ela prefere que o cara a sirva em sua necessidade no modo tradicional.
Uma pausa cômica pra apreciarmos a ideia de Phury, V e Butch se revezando entre bater uma no banheiro e ficarem dorgados e nus num mesmo quarto, enquanto o cio da Bella está rolando. Só de pensar nisso me faz rir.
Depois de uma terapia de choque, onde Z precisa superar os medos pelo bem de Bella numa sessão que dura horas... ele sai do quarto quase outra pessoa. Mais magro, e ainda mais fraco, mas com novos olhos. A raiva e ódio do mundo que antes faziam os olhos deles tão negros quanto os de um tubarão, muda para a cor dourada dos olhos do irmão gêmeo.

Apesar da proximidade sexual, as coisas não viram um mar de rosas. O irmão da Bella quer que ela volte pra casa, se for preciso até por proclamação de enclausuramento. Ela não queria ir, precisava de mais tempo pra amolecer o coração do Irmão, e ainda por cima, não voltaria pra casa pra se tornar prisioneira do irmão mandão dela. Mesmo que tenha definitivamente se ligado com a Bella, o casal continua tendo problemas, pois ela acha que ele está fraco demais pra ir atrás do sequestrador dela. Ele passa dos limites quando toma da veia de uma prostituta do ZeroSun na frente dela. Ela vai pra casa, mas encontra tudo abandonado, pois o irmão evacuou a mãe e os criados pois o David estava rondando a casa a procura da Bella. O que força ela a voltar pra mansão e encarar o crush de novo. O que inclui uma foda de raiva muito dolorosa de ler (principalmente se você ler na versão do Guia, que foi censurada).

Z, cabeça mais dura que diamante, ainda não quer tomar do sangue dela pra se fortalecer, mesmo depois dos dois gêmeos se machucarem numa luta e diz uma coisa até bem tensa, que me fez questionar se era bom pra ela ficar com ele no final das contas: ele manda ela pra alimentar o Phury, que estava mais ferido que ele, e ainda tem a pachorra de perguntar se ela já tinha menstruado e tirar uma preocupação da mente. Cena triste é ela tentando dar o sangue pro Phury. Ele acaba recusando porque sente que ela vai acabar chorando. Vai se drogar e de quebra descobre que o traficante dele é um Sympatho.
Z é bem mais magro que
os outros irmãos.  by Anyae
pintado por Blau
Mas depois que ele precisa ir ao Havers por não estar se curando, e encontrar a Bella lá, que tinha ido viver com a Marissa, 'amiga' do Rehvenge, a pedido do cara (aliás, cena do reencontro com o irmão mais velho é linda, porque apesar do Rehv ser esse macho bronco e superprotetor, tem um amor muito grande pela irmãzinha dele), ela acaba dando a veia pra o ex-futuro-cunhado.

O pico do livro inteiro é quando o David vai até a casa da Bella, vê as faixas de luto e pensa que ela não tinha resistido aos ferimentos que ele fez. Mas ele encontra a Wellessandra e a prima Sarelle, a crush do John; elas tinham ido pra falar com a mãe da Bella sobre o festival da Virgem Escriba (eu não digo que essa mulher é a causa das desgraças da série toda). A Wellessandra morre num tiro na cabeça, e a Sarelle é levada pra ser moeda de troca pra conseguir o Zsadist.

A notícia chega na Irmandade de forma devastadora, e na cena mais triste, o Tohment recebe a notícia com o John no centro de treinamento. Ao saber que não foi por conta do bebê que ela morreu, e sim assassinada por lessers, Tohr se torna uma massa de dor e se desmaterializa pra longe, não voltando mais. Ninguém sabe pra onde ele foi, deixando um John arrasado aos cuidados da irmã mais velha e os Irmãos.
Sem trégua, o David exige encontrar o vampiro que tirou a Bella dele e o Z se prepara pra ir, já certo que não ia sobreviver a um confronto direto com o inimigo. Mas o Phury, na suspeita de que a Bella tá grávida, droga o irmão, raspa o cabelo, corta o rosto em dois pra parecer com o gêmeo e vai no lugar dele. [É cada tiro nesse livro...] Quando o Z consegue se levantar ele vai atrás da Bella, pra conseguir rastrear o Phury. Manda ela pra casa depois de encontrarem a sede do lesser, mas é óbvio que ela não faz. A Sarelle já está morta quando ele chega, e Phury meio morto numa mesa de tortura. O Redutor e o Irmão se enfrentam, mas Z está super fraco. Bella chega e salva ele, numa cena de dar dó, onde o sequestrador chega chorando a abracá-la, nem acreditando que ela ainda está viva, e ela dá um tiro na têmpora dele. Muito foda <3 RIP melhor redutor.

Ela leva os dois irmãos até o Havers sozinha numa caminhonete, mas eles chegam e eles são salvos. Há cenas de levar às lágrimas e lavar a alma quando os gêmeos deitam um do lado do outro e começam a falar sobre o passado e pedir desculpas. Z promete melhorar, não pedir mais pra ele surrá-lo. Mas a Bella ainda vai embora pra casa de familiares bem longe. Passa-se alguns meses até ela voltar, e encontra um Z maior, forte, se alimentando direito e aprendendo a ler com a Mary, pra quem ele pede aulas assim que volta. Ele admite que pretendia ir atrás dela quando achasse que estivesse melhor, mas que demorou muito pra ele se alfabetizar. A melhor cena, ele finalmente diz que a ama num papelzinho com letras garranchadas infantis, e ela se derrete, junto com quem estiver lendo. Ela diz pra ele que está grávida, e que esse foi o motivo pra ela voltar.
E ele cai duro no chão.
Eles vão acertar tudo e ele conhece a mãe dela e o Rehvenge... que é o traficante sympatho que o Phury "se relaciona", cafetão das prostitutas que o própria antes bebia o sangue. Como a Bella e a mãe não sabem de nada ele fica quietinho, mesmo com o cara sendo bem rude com ele.
E então? Vai se unir a minha irmã, agora que a engravidou? Ou é só uma visita social?
Rehvenge, eu te venero.


O livro originalmente acaba com ele prometendo se casar com ela propriamente, mas aparentemente a pergunta se a gravidez da bela iria vingar ou não ficou martelando a cabeça dos fãs, e consequentemente o da Ward, que lança um livro da Irmandade por ano. No ano seguinte ela já pôs a cena em Amante Desperto, e que aqui na versão Br já saiu no fim deste aqui. A cena é o Z ninando a filha, junto com a Bella,
Vira o primeiro pai dos Irmãos
Z e Nalla por Anyae
e chamando de Nalla (amada), nome que ele chama a Bella todo o tempo nesse livro.

Agora as considerações: Eu amo, já disse aqui, essa é a história com mais desenvolvimento, a Bella é decisiva na vida de quase todo mundo na série, ela é uma das personagens indispensáveis para a história continuar. A propósito, o background dela é super interessante.
Contudo, todavia, não concordo com a ideia de que seja um modelo de relacionamento, e que a ideia de que ela modificou o Z, que é O SONHO DE TODAS AS MINAS QUE LÊEM ESSES LIVROS (em tese), eu acho muito preocupante o quanto que o romantismo depende dessa capacidade de mudança que a maioria de nós não tem.
Um ponto que mostra isso muito bem é um pensamento da Bella, ainda no livro do Rhage onde ela mesmo com as fofocas sobre o Z ser um maluco, agressor de mulheres (o qual ele realmente é, mas é explicado que ele voltou e matou a ex-dona dele pra salvar outro escravo de sangue, anos depois de ter sido resgatado); ela ignora isso completamente, pensa "isso é besteira, dizem horrores do meu irmão a anos, e eu sei que não são verdades". A Bella tem uma visão romântica e idealizada de caras violentos. E é meio isso que eu vejo tanta gente, tantas minas tendo, que dá uma certa angústia. O irmão dela é um amor, com ela, mas não muda que se ela tivesse escutado um pouco sobre ele, ela não teria sido pega de surpresa do livro dele, quando descobre quem ele é. O que seria triste para a história do Rehv, mas estou só fazendo um paralelo com a vida real, que não é tão bela quanto na literatura...
Só um aviso, não vamos idealizar muito.
Tanto que no Guia se conta o quanto o Z ainda a faz sofrer, independente dele ter melhorado, ele não deixa de ser ele, cheio de sequelas e difícil de conviver, diferente da impressão de "final de conto de fadas" do livro.
Bem, apesar disso, Z ainda é um dos meus irmãos favoritos. Só queria ter certeza que ninguém acha que ele é o macho ideal;

Mais informações sobre o Guia, logo após eu escrever sobre o livro do Butch

Comentários

Postagens mais visitadas

Facebook